ONU: Ano Internacional da Água
Subprojeto - Março: “Água para beber, limpar, molhar... e aprender a economizar!”
Mês: Março Duração:
01/03 a 28/03
Justificativa: Com base no tema da ONU “Ano Internacional
da Cooperação da Água” a respeito da ausência de água potável para cerca de 11%
da população mundial e outras questões de saneamento e, devido a falta de água em nossa comunidade, decidimos
intensificar o trabalho neste período para educar e
sensibilizar a primeira infância e seus familiares da importância do uso e cuidados com a água.
Objetivos Gerais:
v Explorar o tema água em diversos
gêneros musicais.
v Apresentar o tema água utilizando
diferentes linguagens e suportes.
v Trabalhar, preferencialmente, a
linguagem poética nas letras das músicas.
v Entender a utilização da água sem
desperdícios.
v Perceber que água
está presente em diferentes contextos através da letra do samba “Chuê, Chuá, as
Águas vão Rolar”.
Objetivos Específicos:
v Identificar
as aplicabilidades da água na rotina da instituição escolar através de
brincadeiras , conversas informais, canalização dessa água.
v Utilizar
unidades de medida para concretizar o
desperdício da água durante as atividades de rotina.
v Diferenciar a água potável para beber(caixa
d’água), água do mar; água da piscina,
água do esgoto, água da chuva(aproveitamento), água do banho de mangueira, água
parada (cuidados com a Dengue), através
da observação e das rodas de conversas .
Metodologia:
·
Manuseio e oservação do uso da água.
·
Observação,
experimentação, trabalhos em grupos, brincadeiras e rodas de conversas.
·
Encontros
semanais com toda a equipe de educadores.
·
Organização
das atividades mais específicas sobre o tema.
·
Seleção
de materiais específicos como a água em diversos estados, músicas, imagens,
filmes, jogos, instrumentos.
·
Levantamento
de hipóteses por parte das crianças.
·
Avaliação
dos resultados obtidos.
Recursos:
·
A
água em diversos estados.
·
Atividade
motivacional como uma caixa surpresa, imagens, fotos e figuras ilustrativas sobre o
tema água .
·
Histórias,
trechos de um filmes , músicas, várias
mídias(recursos audiovisuias).
·
Títulos
diferenciados da literatura infantil, CDs, DVDs, jogos, círculo montessoriano,
tintas nas cores pertinentes ao que se
deseja trabalhar, principalmente o azul, papéis de diferentes tamanhos, formas,
texturas e cores; material reciclável; imagens e fotos da água.
Na turma E.I.40, Sabrina, Solange, Rodrigo e Kátia, trabalharam a água em diversos estados: sólido, líquido e gasoso. No estado gasoso, para simular o vapor da água quente, a água com gás representou muito bem esse processo.
Ainda na mesma turma, o balanço das ondas do mar foi feito através de uma canga e as crianças adoraram ficar embaixo da onda...
Rodrigo, Sabrina e Solange... e a turma E.I. 40 embaixo da onda
Rose Kerly com a Turma E.I.30: levantamento de hipóteses sobre a importância da água, tipos e locais onde pode-se encontrar água. |
Letramento: as crianças identificam a palavra água no registro das hipóteses
Fantásticas as atividades. Me apaixonei pelas ondas do mar. Parabéns maravilhosas atividades. bjão
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