sábado, 23 de março de 2013

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

ONU: Ano Internacional da Água


Subprojeto - Março: “Água para beber, limpar, molhar... e aprender a economizar!”
Mês: Março                                             Duração: 01/03 a 28/03
Justificativa: Com base no tema da ONU “Ano Internacional da Cooperação da Água” a respeito da ausência de água potável para cerca de 11% da população mundial e outras questões de saneamento e,  devido a  falta de água em nossa comunidade, decidimos intensificar o trabalho neste período para educar  e  sensibilizar a primeira infância e seus familiares  da importância do uso e cuidados com a água.
Objetivos Gerais:
v  Explorar o tema água em diversos gêneros musicais.
v  Apresentar o tema água utilizando diferentes linguagens e suportes.
v  Trabalhar, preferencialmente, a linguagem poética nas letras das músicas. 
v  Entender a utilização da água sem desperdícios.
v  Perceber que água está presente em diferentes contextos através da letra do samba “Chuê, Chuá, as Águas vão Rolar”.
Objetivos Específicos:
v Identificar as aplicabilidades da água na rotina da instituição escolar através de brincadeiras , conversas informais, canalização dessa água.
v Utilizar unidades de medida  para concretizar o desperdício da  água durante  as atividades de rotina.
v Diferenciar a água potável para beber(caixa d’água), água do mar;  água da piscina, água do esgoto, água da chuva(aproveitamento), água do banho de mangueira, água parada (cuidados  com a Dengue), através da observação e das rodas de conversas .
Metodologia:  
·       Manuseio e oservação do uso da água.
·         Observação, experimentação, trabalhos em grupos, brincadeiras  e rodas de conversas.
·         Encontros semanais com toda a equipe de educadores.
·         Organização das atividades mais específicas sobre o tema.
·         Seleção de materiais específicos como a água em diversos estados, músicas, imagens, filmes, jogos, instrumentos.
·         Levantamento de hipóteses por parte das crianças.
·         Avaliação dos resultados obtidos.
Recursos:
·         A água em diversos estados.
·         Atividade motivacional como uma caixa surpresa,  imagens, fotos e figuras ilustrativas sobre o tema água .
·         Histórias, trechos  de um filmes , músicas, várias mídias(recursos audiovisuias).
·         Títulos diferenciados da literatura infantil, CDs, DVDs, jogos, círculo montessoriano, tintas nas cores  pertinentes ao que se deseja trabalhar, principalmente o azul, papéis de diferentes tamanhos, formas, texturas e cores; material reciclável; imagens e fotos da água.




Na turma E.I.40, Sabrina, Solange, Rodrigo e Kátia, trabalharam a água em diversos estados: sólido, líquido e gasoso. No estado gasoso, para simular o vapor da água quente, a água com gás representou muito bem esse processo.





Ainda na mesma turma, o balanço das ondas do mar foi feito através de uma canga e as crianças adoraram ficar embaixo da onda...




Rodrigo, Sabrina e Solange... e a turma E.I. 40 embaixo da onda

Rose Kerly com a Turma E.I.30: levantamento de hipóteses sobre a importância da água, tipos e locais onde pode-se encontrar água.




Letramento: as crianças identificam a palavra água no registro das hipóteses
















Um comentário:

  1. Fantásticas as atividades. Me apaixonei pelas ondas do mar. Parabéns maravilhosas atividades. bjão

    ResponderExcluir